terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dominus Iesum Christum in saecula "Bula Dourada Apostólica que Decreta a Criação da Diocese de Londres"



Dominus Iesum Christum in saecula


Bula Dourada Apostólica que Decreta a Criação da Diocese de Londres, por LEÃO, Bispo e Patriarca de Roma, servo de Deus

Para perpétua lembrança

Não há quem não compreenda quão útil  seja para as Micro Igrejas demasiado extensas, a divisão e a criação de novas Micro Dioceses, pois, com a multiplicação das Micro Dioceses também se multiplicam os senhores Micro Bispos, que por mandato divino continuam através dos séculos a obra salvífica dos apóstolos.

Por isso após ouvir o parecer, tanto dos Cardeais da Micro Santa Igreja Romana, que estão à frente da Sagrada Congregação Micro Consistorial, quanto do venerável irmão Dom Douglas Costino Card. Romanov Saxe Coburgo Gotha Et Nevesky, Camerlengo da Micro Santa Igreja, Decano do Micro Sacro Colégio Cardinalício, Chefe da Câmara Apostólica da Micro Santa Sé e Observador Apostólico da Micro Santa Sé para o Reino Unido da Grã-Bretanha de muito boa vontade julgamos de nosso dever acatar o pedido de nosso  venerável irmão, que preocupado com o bem das almas, pediu-nos a criação de uma diocese no território compreendido por todo o Reino da Grã Bretanha e Irlandas.

Depois de obter o consentimento de todos aqueles, que sobre este assunto tenham ou julgam ter algum direito, resolvemos o seguinte:

Determinamos que seja todo o território civil do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlandas e seus outros territórios alem mar, parte constituidora da sagrada “Diocese de Londres” que deverá ser formada pelos territórios e regiões acima referidos.

A sede episcopal da nova diocese será na cidade de Londres e a cátedra do magistério episcopal na Igreja Catedral de Westminster dedicada em honra do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, à qual concedemos todos os direitos das sagradas Catedrais.

Ao Bispo, por sua vez, damos os respectivos direitos e impomos as obrigações próprias dos Bispos residenciais. A Diocese de Londres será sufragânea da Micro Santa Sé de Roma, de acordo com as normas do Direito Canônico. Determinamos ainda, que enquanto não for constituído Bispo titular para esta nova circunscrição, Nomeamos para nosso Administrador Apostólico, Dom. Douglas Costino Card. Romanov Saxe Coburgo Gotha Et Nevesky, que por seus conselhos e ações auxiliarão na administração interina da nova Diocese ate que para a mesma seja nomeado um Micro Bispo Titular.

Que sob grave obrigação seja fundado um Seminário, afim de receber os meninos, que por inspiração divina sejam enviados ao micro sacerdócio, dentre os quais, aqueles que sobressaírem por sua piedade e talento, sejam enviados o Vaticano para cursar as disciplinas indispensáveis para sua formação no micro mundo.

Que após a efetivação do que esta Carta dispõe, os micro sacerdotes e seminaristas que têm ofícios ou benefícios ou legítimo domicílio no território desta Igreja, sejam considerados a ela vinculados; que a assim chamada Mesa episcopal seja organizada com os emolumentos da Cúria que as Atas ou documentos referentes à nova Diocese sejam mantidos nesta nova cúria em lista oficial própria para este fim.

Queremos que esta Constituição seja válida agora e para o futuro, de tal modo, que tudo o que for por ela estabelecido, seja religiosamente acatado por todos aqueles a quem diz respeito e assim entre em vigor.

Nenhuma determinação contrária de qualquer gênero que seja poderá abstar à eficácia desta Constituição, uma vez que por esta, abolimos todas as que possam existir.

Além disso, a ninguém seja lícito rescindir ou falsificar este documento de nossa vontade. Pelo contrário, os exemplares ou tópicos desta Constituição, quer impressos quer manuscritos, que tiverem sido publicamente reconhecidos por algum tabelião, deverão merecer a mesma fé, que receberia este original.

Dado no Vaticano, junto de São Pedro, no dia 22 de outubro de 2012, primeiro do nosso episcopado.


†P. Leão XIV
Sua Santidade o Patriarca de Roma.
Soberano do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário